Aspectos socioeconômicos dos moradores ribeirinhos do Rio Grande em Minas Gerais

As entrevistas realizadas com os moradores ribeirinhos do Rio Grande revelaram muitas informações interessantes. Nesta reportagem, você irá conhecer um pouco mais sobre os aspectos socioeconômicos dos ribeirinhos ao longo deste importante rio brasileiro.

DSCN1955

De acordo com as informações provenientes dos questionários aplicados pela equipe do Projeto Peixes de Água Doce, a maioria dos moradores ribeirinhos entrevistados, nas três regiões estudadas, possui entre 31 e 65 anos de idade, de 1 a 2 filhos, ensino fundamental incompleto, renda mensal de 1 a 2 salários mínimos, e é adepta da religião Católica. A principal diferença dos ribeirinhos entrevistados entre as regiões foi com relação ao gênero e a atividade profissional, pois nas regiões da nascente e no médio Rio Grande predominaram, respectivamente, mulheres e donas de casas, enquanto no alto Rio Grande predominaram homens e aposentados.

Região da nascente do Rio Grande

Na região da nascente do Rio Grande, representada pelos municípios de Bocaina de Minas, Liberdade e Bom Jardim de Minas, foram realizadas 80 entrevistas com moradores ribeirinhos. Nesta região, 54% dos entrevistados são mulheres e 46% são homens. A maioria possui entre 31 e 65 anos de idade (70%), enquanto 18% possuem entre 18 e 30 e 12% possuem mais de 65 anos. A religião mais praticada pelos os moradores é a Católica, representada por 79% da população entrevistada e a menos praticada é a Adventista (4%).

Fig 1_Religiao

Fig 2_Escolaridade

Em relação ao nível de escolaridade, a maior parte dos entrevistados possui Ensino Fundamental incompleto (51%). A profissão mais comum entre os moradores ribeirinhos desta região é a de dona de casa. Este resultado está relacionado ao fato de que a maior parte dos entrevistados é do sexo feminino. Os ribeirinhos desta região, em sua maioria, apresentam uma renda mensal que varia entre 1 e 2 salários mínimos (84%) e possui de 1 a 2 filhos (50%).

Fig 3_Renda

Fig 4_Filhos

Região do alto Rio Grande

A região do alto Rio Grande é representada pelos municípios de Itutinga, Ijaci, Lavras e Ribeirão Vermelho, onde foram realizadas 79 entrevistas. Nesta região a maioria dos ribeirinhos entrevistados está representada pelo sexo masculino (60%) e 40% são do sexo feminino. A maior parte, representada por 78% das pessoas, possui entre 31 e 65 anos de idade, enquanto 19% possuem mais de 65 anos e 3% possuem entre 18 e 30 anos. A religião Católica também é predominante entre os entrevistados, representando 93% das respostas, e a religião menos praticada é a Espírita, representado apenas 2%.

Fig 5_Religiao

Fig 6_Escolaridade

Em se tratando do nível de escolaridade, a maior parte dos entrevistados possui apenas Ensino Fundamental incompleto (35%). A maioria dos ribeirinhos desta região é aposentada (24%). Cerca de 65% das pessoas possui renda mensal variando entre 1 e 2 salários mínimos e possui entre 1 e 2 filhos (52%).

Fig 7_Renda

Fig 8_Filhos

Região do médio Rio Grande

A região do médio Rio Grande é representada pelos municípios de São José da Barra, São João Batista do Glória e Passos, onde foram realizadas entrevistas com 78 moradores ribeirinhos. Nesta região, os entrevistados também são predominantemente mulheres (54%) e os homens representam 46%. A maioria das pessoas que responderam ao questionário possui entre 31 e 65 anos de idade (71%), enquanto aproximadamente 18% possuem mais de 65 anos e 11% possuem entre 18 e 30 anos. A religião predominante nesta região também é a Católica, representada por 70% dos moradores, e a menos praticada é a Adventista, representado apenas 3% das respostas.

Fig 9_Religiao

Fig 10_Escolaridade

Em relação ao grau de escolaridade, a maior parte, representada por 58% dos entrevistados possui apenas Ensino Fundamental incompleto. A profissão mais representativa entre os moradores ribeirinhos nesta região é a de dona de casa (28%), um resultado que novamente pode estar relacionado com o maior número de mulheres entrevistadas. A maioria dos ribeirinhos possui como renda mensal entre 1 e 2 salários mínimos (76%) e entre 1 e 2 filhos (51%).

Fig 11_Renda

Fig 12_Filhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *