Cinema itinerante apresenta “Peixes de Água Doce – a Arte da Pesquisa” em municípios do Rio Grande

No mês de setembro o documentário “Peixes de Água Doce – a Arte da Pesquisa” foi exibido em cinema itinerante nos dez municípios ribeirinhos ao Rio Grande que participam do projeto: Bocaina de Minas, Liberdade, Bom Jardim de Minas, Itutinga, Ijaci, Lavras, Ribeirão Vermelho, Passos, São José da Barra e São João Batista do Glória. Ao todo, foram realizadas 14 exibições que contaram com um público de aproximadamente 1.500 pessoas.

O documentário mostra de maneira inédita imagens subaquáticas dos hábitos e comportamentos da fauna de peixes desde a nascente do Rio Grande na Serra da Mantiqueira até a região do médio Rio Grande, a jusante da barragem de Furnas. Para a transmissão do conhecimento obtido com a pesquisa foram realizadas oficinas de educação ambiental em escolas públicas dos 10 municípios de abrangência do projeto, e alguns momentos das oficinas também são mostrados no documentário.

Além da exibição do documentário, o evento contou com apresentação musical de Allan Paiva, que alegrou o cinema itinerante com música popular brasileira, e ao final do evento foram distribuídos ao público bolsas ecológicas contendo o livro educativo, camisetas e um DVD do documentário.

Gostaríamos de agradecer às Prefeituras Municipais que através das Secretarias de Educação e Cultura nos apoiaram, tanto na realização do cinema itinerante, como no acompanhamento das oficinas de educação ambiental realizadas ao longo do projeto. Agradecemos também o apoio das escolas, comitês de bacia, populações locais, incluindo ribeirinhos e pescadores, e instituições parceiras. Todos vocês contribuíram para o desenvolvimento com sucesso do projeto!

E dessa forma, encerramos o projeto na Bacia do Rio Grande, acreditando que esse conhecimento produzido possa contribuir para a conservação dos recursos naturais, e que esse trabalho desenvolvido possa ser uma semente de esperança em prol do “futuro que queremos”, a principal temática discutida na Rio+20. Que esse futuro seja mais justo, tenha sustentabilidade, mais rios saudáveis e consequentemente mais peixes.

Bocaina de Minas
Exibição do documentário em Bocaina de Minas
Bom Jardim
Exibição do documentário em Bom Jardim
Bom Jardim (Taboão)
Exibição do documentário em Bom Jardim (Taboão)
Ijaci
Exibição do documentário em Ijaci
Itutinga
Exibição do documentário em Itutinga
Lavras (Funil)
Exibição do documentário em Lavras (Funil)
Lavras
Exibição do documentário em Lavras
Liberdade
Exibição do documentário em Liberdade
Passos (Escola Municipal Oilda Valéria)
Exibição do documentário em Passos (Escola Municipal Oilda Valéria)
Passos
Exibição do documentário em Passos
Ribeirão Vermelho
Exibição do documentário em Ribeirão Vermelho
São João Batista do Glória
Exibição do documentário em São João Batista do Glória
São José da Barra (Escola Estadual de Furnas)
Exibição do documentário em São José da Barra (Escola Estadual de Furnas)
São José da Barra
Exibição do documentário em São José da Barra

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *